Jane Asher


Por Audrey Copping
A infância de Jane foi bem privilegiada. Ela, assim como o Duke de York e Camila Parker-Bowles está na mesma ligação do rei da Inglaterra Richard III (De fato, ela chegou a oferecer alguns fios de suas longas madeixas para comprovar por DNA que o Rei não matou seus sobrinhos na era de 1800). Jane morou a maior parte de sua infância ate adolescência numa casa de 6 andares no centro de Londres. Atendeu a escolas particulares e mais caras de Londres.

Seu pai era físico, psicólogo e escritor de inúmeros livros sobre medicina. Sua mãe era música e tocava em grandes orquestras. Desistiu da carreira musical para cuidar da família. Não parou por completo, dando aulas em casa e na escola musical de Londres"Guidhall School of Music".

A carreira de Jane no cinema comecou bem cedo quando ela tinha apenas 5 anos. Tudo comecou no ano de 1951, quando alguem disse à Sra. Asher que suas criancas eram bonitas e doces, e deveriam estar na televisão. Sra. Asher gostou da idéia, pois isso deixaria as criancas ocupadas, além de que também poderia serum ótimo hobby. Naquele mesmo ano (1951), Jane conseguiu um papel no filme "Mandy", onde protagonizou uma garota cega.

Aos 12 anos Jane estreou seu papel principal no filme "Alice no pais das Maravilhas". Jane Também participou de diversos programas de televisão da BBC. Seu irmão mais novo, Peter, também fez suas aparições nos filmes "The Planter's wife" e "Isn't Life wonderful?". Depois de fazer filmes, Peter se apaixonou pela música e não demorou muito tempo para que ele achasse um companheiro e formasse sua dupla Peter & Gordon. Hoje Peter é o vice presidente da Sony nos E.U.A.


A irmã caçula Claire também se envolveu no mundo do cinema. Trabalhou ao lado de Jane Asher na mini-série "The Mistress" e chegou a fazer uma rádio-novela chamada"Mrs Dale's Diary. Mais tarde, Claire abandonou o ramo para ser professora.

No ano de 1963 Jane foi contratada pela BBC para ser a jurada de um programa POP. Sendo assim, Jane estaria encarregada de participar de vários quadros do programa, sendo que em um deles ela estaria entrevistando a banda do momento: The Beatles. Depois da tal entrevista que foi realizada na "sala verde" (nome do quadro do programa), ela posou para fotos ao lado dos quatro rapazes de Liverpool e sentiu-se à vontade para aceitar o convite de acompanhá-los ate o hotel de onde estavam hospedados.

Depois de muito bate-papo, os cinco deixaram o hotel e foram para o Flat de um amigo dos Beatles Chris Hutchins. Depois de muito whiskey, os rapazes já um pouco bêbados, flertavam com Jane, que a essas alturas estava mais do que contente.

O próprio Paul certa vez relatou o que aconteceu nesse dia: "Nós todos perguntávamos pra ela: quer se casar comigo? Coisa que nós perguntávamos pra todas as garotas da época, mas a Jane era diferente. Ela era uma gatinha de Londres, o tipo de mulher que você sempre sonhou".

Na verdade, o Beatle favorito de Jane era George, mas como Paul era o que mais se interessava por Jane. Os outros Beatles foram compreensivos e bacanas o suficiente para deixá-los a sós no quarto. Na verdade, nada muito picante aconteceu, pois os dois só conversaram sobre seus pratos favoritos e o que gostavam de fazer. Todo mundo resolveu sair para o centro de Londres naquela noite (exceto Jane).

Como bons cavaleiros ingleses que eram, levaram Jane até sua casa, que se situava em Wimpole Street. Ao chegar na chique casa, Paul saiu do carro e pediu o telefone dela. Nem é preciso dizer que Jane não demorou para dar seu numero de telefone.


Paul passou então a frequentar a casa da família Asher . Uma determinada ocasião, Paul perdeu seu trem para Liverpool e acabou passando a noite na casa de Jane, depois de muita insistência por parte da Sra Asher. Paul acabou virando parte da familia. Ele mesmo diz isso em sua auto biografia "Many Years From Now": "A Sra Asher era uma pessoa muito legal, dessas do tipo Mãe, ótima cozinheira, nada dava trabalho para ela. Richard era extremamente inteligente e excêntrico, ótima pessoa. Peter era um cara interessante e inteligente e muito interessado em música. Eu me dava muito bem com todos eles... Claire era uma ótima irmã mais nova."

No ano de 1965 os Beatles foram viajar ao lado de suas respectivas namoradas. Não bem ao lado, pois tiveram que viajar em voos diferentes para despistar a imprensa. O sacrifício foi em vão. Não muito breve os fãs já estariam sabendo que Paul e Jane eram mais do que amigos.

A privacidade da família Asher terminou. O telefone na residência não parava de tocar, transformando a casa num completo caos. Uma vez que o Sr Asher era médico e não podia deixar o telefone fora do gancho, no caso de uma emergência aparecer.

Os problemas entre Jane e Paul também estariam começando. A populariedade de ambos estava no auge, e para amenizar um pouco o assédio, eles se mudaram de Wimpole Street para uma casa um pouco mais escondida em Cavendish Avenue (próxima aos estudios de Abbey Road).

O numero 7 da Cavendish Avenue não deixava de ser sofisticada, com 3 andares e um amplo quintal. Esta casa vitoriana foi decorada ao estilo Asher, delicada e floral. Na época dos anos sessenta um casal que morava junto não era muito bem visto. A pressão do casamento comecou. Não só amigos, como tambem familiares de ambos, comecaram a questionar quando os dois iriam se casar.

Jane uma vez declarou: "Eu não sou a esposa do Paul, mas sim, nós iremos nos casar. Não agora, mas quando isso acontecer nos queremos ter uma bonita família. Nós gostaríamos de ter primeiro um menino. Não há nenhuma razão para não nos casarmos agora, exceto pelo fato de que somos extremamente jovens e eu também tenho minha carreira, que não irei largar. A menos que ela interfira na nossa relação... eu amo o Paul. Eu amo ele profundamente, e ele sente o mesmo por mim. Eu gostaria de me casar neste ano e ter muitos e muitos bebês. Eu ficaria bem surpresa se me casasse com outra pessoa sem ser o Paul".

Depois de comprar a casa em Cavendish Av, Paul e Jane comprarm uma fazenda na Escócia, a fazenda "High Park", em Mull of Kintyre. O estilo rústico da fazenda era um total contraste com a casa da Cavendish .

Em 1967 Jane começou sua turnê de artes dramáticas com a companhia "Old Vic", em Bristol, Inglaterra onde ela encenou na peca "Romeu e Julieta". E comemorou seu aniversario de 21 anos em tour nos Estados Unidos, na presença de Paul e alguns amigos.

No mês de Dezembro daquele mesmo ano, Paul pediu Jane em casamento, presenteando-a com um maravilhoso anel de diamantes e esmeralda. Ao saber do noivado, muita gente ficou contente, até mesmo as fãs do Paul, que aceitaram Jane muito bem, pois ela era um bom partido para Paul. Mesmo quando as fãs tocavam a campainha da casa na Cavendish ou na Apple, Jane atendia pacientemente a todas elas.

Jane acabou se tornando uma modelo para muitas fãs, disciplinada, caseira, quieta. McCartney no entanto, era bem mulherengo. Adorava sair para os night clubs, se enturmar com pessoas "legais", enfim acabar experimentando tudo que a vida lhe oferecia, inclusive as drogas.

E essas não eram suas únicas diferenças. Um dia Jane chegou em casa inesperadamente numa noite de primavera em 1968, e acabou pegando Paul com outra mulher (Francie Scharwtz, uma das secretarias da Apple). Mesmo depois dessa noite, Jane e Paul foram vistos publicamente em outras ocasiões.

Mas foi na premiere do filme Yellow Submarine que Paul compareceu sozinho. No dia 20 de julho de 1968, Jane publicamente oficializou o fim do namoro com Paul McCartney. O anúncio foi feito no programa televisivo "Dee Time". Jane disse: "Eu não terminei o noivado, o noivado simplesmente acabou... eu sei que é triste, mas nós ainda nos vemos frequentemente e ainda nos amamos. Talvez nos iremos ser dessas pessoas que comecam a namorar quado bem jovens e depois se separam e depois se reencontram novamente e se casam, talvez quando a gente tiver uns 70 anos".

Depois de romper o noivado, Jane se concentrou em sua carreira e teve papéis principais em vários filmes, como "Alfie" (ao lado de Michael Caine) e "The Mask of The Red Death". Mas foi no filme "Look back in Anger" que Jane se destacou como atriz. Os críticos gostaram tanto que Jane acabou ganhando um papel numa peça de teatro londina chamada "The Dramatic Coming of Age".

Em meados dos anos 70, Jane encontrou sua cara metade, o ilustrador de desenhos animados Gerald Scarfe (que produziu o filme do Pink floyd "The Wall"). Com Gerald, Jane teve três criancas: Kate, Alexander e Rory.

Em 1979 o pai de Jane, Richard asher foi encontrado morto na casa de Wimpole Street, depois de ter misturado álcool com drogas. Neste mesmo ano Jane atuou no tão aclamado filme "The Deep End". Nos anos setenta Jane fez o seguinte comentário sobre sua carreira: "De todas as coisas que eu faço, atuar é minha paixão, mas tem um lado ruim nisso. Financeiramente, você nunca sabe quando vão te oferecer outra peça ou filme".


Data de nascimento: 05 de Abril de 1946
Local: Londres,Inglaterra
Estado Civil: Casada
Nome do Marido: Gerald Scarfe (casados desde 1981)
Filhos: 3 (Kate nascida em abril de 1974, Alexander nascido em 1981 e Rory nascido em 1984)
Filiação: Richard Asher e Margaret Augusta Asher
Irmãos: Peter asher e Claire Asher

Filmografia:
1.. "Good Living" (1997)
2.. "Choir, The" (1995) (mini) TV Series
3.. Closing Numbers (1994)
4.. Paris by Night (1988) .... Pauline
5.. "Wish Me Luck" (1987) (mini) TV Series .... Faith Ashley
6.. Bright Smiler (1985) (TV)
7.. Dreamchild (1985) .... Mrs. Liddell
8.. "Mistress, The" (1985) TV Series .... Helen
9.. Success Is the Best Revenge (1984) .... Bank Manager
10.. Runners (1983) .... Helen
11.. Voyage Round My Father, A (1982) (TV) .... Elizabeth
12.. East Lynne (1982) (TV) .... Emma Vane
13.. Rece do gory (1981) ... aka Hands Up! (1981)
14.. "Brideshead Revisited" (1981) (mini) TV Series .... Celia Ryder
15.. Henry VIII and His Six Wives (1973) .... Jane Seymour
16.. Stone Tape, The (1972) (TV) .... Jill Greeley
17.. Hedda Gabler (1972) (TV)
... aka Play of the Month: Hedda Gabler (1972) (TV) (UK)
18.. Deep End (1970) .... Susan
Buttercup Chain, The (1970) .... Margaret
19.. Winter's Tale, The (1968) .... Perdita
20.. Our World (1967) (TV) .... Herself
21.. Alfie (1966) .... Annie
22.. Masque of the Red Death, The (1964) .... Francesca
23.. Girl in the Headlines (1963) .... Lindy Birkett
Prince and the Pauper, The (1962) .... Lady Jane Grey
24.. Greengage Summer, The (1961) .... Hester
25.. Charley Moon (1956) .... Benesta
26.. Quatermass Xperiment, The (1955) Little Girl
Dance Little Lady (1955) (uncredited)
27.. Adventure in the Hopfields (1954)
28.. Mandy (1952) .... Nina

Aparições:
29.. "French and Saunders" (1987) no episodio: "In Bed with French & Saunders" (episode # 4.4) 3/11/1993
30.. "Murder Most Horrid" (1991) personagem "Lydia Howling" no episodio: "Girl from Ipanema, The" (episode # 1.2) 11/21/1991
31.. "French and Saunders" (1987) (episodio # 3.7) 4/26/1990
32.. "Tales of the Unexpected" (1979) personagem "Jane" no episodio: "Last Of The Midnight Gardeners, The" 1982
33.. "Rumpole of the Bailey" (1978) personagem "Kathy" no episodio"Rumpole and the Alternative Society" (episode # 1.2) 4/10/1978
34.. "Hazell" (1978)personagem"Georgina Gunning" no episodio: "Hazell Plays Solomon" 1978
35.. "Goodies, The" (1970)personagem"Caroline Kook" no episodio: "Rock Goodies" (episode # 7.4) 11/29/1977
36.. "Jackanory" (1965) personagem "Reader" no episodio: "Tales from the Russian Mountains" 10/19/1974
37.. "Adventurer, The" (1972) personagem"Sarah Cookson" no episodio: "To the Lowest Bidder" 1972
38.. "Journey to the Unknown" (1968) personagem "Marielle" no episodio: "Somewhere in a Crowd" (episode # 1.10) 12/11/1968
39.. "Saint, The" (1962) personagem"Ellen Chase" no episodio: "Invisible Millionaire, The" (episode # 2.22) 2/13/1964
40.. "Saint, The" (1962) personagem"Rose Yearley" no episodio: "Noble Sportsman, The" (episode # 2.17) 1/9/1964
41.. "Out of This World" (1962) personagem"Lee Cross" no episodio: "Cold Equations" (episode # 1.3) 7/14/1962
42.. "Adventures of Robin Hood, The" (1955) personagem"Small Girl" no episodio: "Minstrel, The" (episode # 3.31) 4/2/1958
43.. "Adventures of Robin Hood, The" (1955) personagem "Susan" no episodio: "Christmas Goose, The" (episode # 3.13) 12/23/1957
44.. "Buccaneers, The" (1956) personagem"Jenny" in episode: "Flip and Jenny" (episode # 1.32) 4/24/1957
45.. "Adventures of Robin Hood, The" (1955) personagem "Alice A'Bland" no episodio: "Children of the Greenwood" (episode # 1.28) 4/2/1956


Livros escritos por Jane:
*Jane Asher's Tricks of The Trade (1999)
* The best of Good Living With Jane Asher (1998)
*Jane Asher e Margery Morgan: The Well Woman (1998)
*Good Living At Christmas Jane Asher (1998)
*The Question (1998)
*The Longing(1997)
*Jane Asher's Complete Book of Cake Decorating Ideas (1993)
*Round The World Cook Book
*The Complete Christmas Cookbook (1992)
*Jane Asher's Childrens Party(1988)
*Quick Party Cakes (1988)
*Easy Entertaining (1987)
*The Hallowen Party
*The Fancy Dressing Party

6 comentários:

Anônimo disse...

Coitadinha dela, pq o Paul fez aquilo, ela era tão boazinha,adorei ela

Anônimo disse...

Reverendo Rodrigo coelho
Ela parece minha garota

MARYNA TAYLOR QUEEN disse...

Nossa pq o PAUL FES ISSO COM ELA?TIPO EU AMO MUITO O PAUL MAS A JANE NÃO MERECIA ISSO..NÉ?GENTE?BJS QUEM SABE COMO A JANE FALOU:TALVEZ FICAREMOS JUNTOS DE NOVO QUANDO NÓS TIVERMNOS70ANOS;ELE VAI FASER70 E ELA 66...TALVEZ ISSO ACONTEÇA PQ AKELA NANCY SHEVELL A ATUAL MULHER DO PAUL MCCARTNEY É UM SACO......O PRIMEIRO AMOR A GENTE NUNKA ESQUECE,NÉ?RSRS...EU TENHO CERTEZA QUE OS2AINDA PENSAM UM NO OUTRO!!!...

Little Queenies disse...

Hi there!
I've started a blogspot for Jane Asher, and I would like if you can link to me or announcing me here.
Thanks so much in advance!
We're the same who run the janeasher.webs.com site and the lovelyjaneasher.tumblr.com blog :)

http://janeasher-source.blogspot.com/

claudia brando freitas disse...

Que ruiva linda meu deus !poxa Paul essa sim era uma linda mulher não aquela insonsa que casou contigo chamada lynda!

Emilio Mustang disse...

Ela triau ele com outra mulher também.